Páginas

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Burro velho não ganha andadura


Texto do Cadú (Blog Dominus Vobiscum)

Penso que o grande problema da política atual não está apenas nos políticos que estão no poder, ou nos políticos corruptos e sujos que vemos por ai. A maior complicação de tudo isso está na formação de cidadãos críticos. Infelizmente as escolas ainda não encontraram uma forma de motivar o jovem e o adolescente a se interessarem por política sem se contaminar com a sujeira que está ai.

Eu sou fruto da geração pós-ditadura e ainda peguei o tempo do ensino de OSPB e Moral e Cívica nas escolas. Ainda que digam que aquelas matérias eram mantidas para fortalecer a formação da ditadura, depois que elas foram abolidas da grade curricular, podemos afirmar sem medo que não houve nenhuma preocupação por parte do governo para inserir a política na vida estudantil. Antes de ais nada, quero salientar que não sou simpatizante da ditadura, muito pelo contrário, mas há de se convir que se você defende a formação de novos cidadãos, é na escola que precisamos investir.

É fato que os políticos corruptos são fruto de um povo ignorante politicamente e eles não estão preocupados em fazer do cidadão um ser crítico que pensa sobre o seu futuro e sobre o futuro da nação.

É bem verdade que em 2008 o MEC incluiu o ensino de filosofia na grade curricular do ensino médio e abriu uma porta para que o aluno possa aprender algo mais “humanista”, porém esta formação ainda está aquém da necessidade atual.

O cidadão politicamente pensante e livre é o maior passo que a nação pode dar na construção de uma política realmente eficaz. Hoje quem luta por um país melhor precisa pensar na base, na formação daqueles que estão chegando, porque para se derrubar velhos hábitos é preciso formar as pessoas que hão de vir com hábitos diferentes. Como diz o ditado: “burro velho não ganha andadura”.

Um comentário:

  1. Meu caro,eu tbm sou fruto da pós fitadura,melhor dizendo,era um adolescente quando ela tava findando.Concordo plenamente no q diz respeito às disciplinas OSP e Educação Moral e Cívica.Essa molecada de hoje ñ quer saber p....nenhuma de politica e mal sabe q por falta disso entega o pais nas mãos de um bando de ladrões vagabundos,principalmente essa quadrilha do PT.Vc diz q ñ é a favor da ditadura.Olha,meu caro,os Revolucionários,prefiro chamá-los assim,só erraram em torturar e matar quem ñ devia,mas do outro lado tbm ñ tinha santo ñ.Tanto é q hoje estão aí torturando e matando, em verdadeiros holocaustos, milhares de brasileiros de fome e sem assistencia médica por conta da roubalheira desses politicos calhordas.Hoje,saimos de casa pra trabalhar e ñ sabemos se voltaremos vivos,pois a cada esquina ha um vagabundo te espreitando -se já ñ bastassem os politicos- na época da revolução a conversa era outra.De q adianta viver num país democrático onde sua liberdade é cerceada diariamente pelo terror das ruas.Sou contra a pena de morte,mas totalmente a favor da prisão perpétua com trabalhos forçados pra q esses vagabundos sustentem-se a si mesmo.

    ResponderExcluir

Anunciantes: