Páginas

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

O brasileiro e a política


"O homem é um animal político" (Aristóteles)

A cada dois anos o Brasil vai às urnas. O dia da eleição é chamado de “A festa da democracia”.  E se votar é de fato tão importante, é possível que algumas pessoas acreditem que o brasileiro tem melhorado a sua participação de uma forma geral na vida política do nosso país. Porém este pensamento é um pouco equivocado, por que a participação política do cidadão não se reduz meramente ao voto, às campanhas políticas e o dia das eleições.

Os meios de comunicação social têm mostrado dia após dia, constantes casos de corrupção envolvendo políticos, que tem gerado um grande desencanto da população pela política e pelos políticos. Como se não bastasse este desconforto, as campanhas políticas agora exibidas na TV e no rádio expõem os candidatos como se fossem grandes celebridades midiáticas, ou “arroz de festa” como os BBBs da vida...

O fato é que gostando ou não de política e estando ou não desencantados com ela, somos obrigados a conviver com todo este circo e é justamente através dele que podemos mudar o cenário no qual nos encontramos. A grande questão é: Como isso pode ser feito? 

Uma coisa é certa: Omissão é também um ato político. Não fazer nada é concordar com tudo que está ai. Portanto é preciso repensar nossas atitudes com relação a isso e encontrar uma nova maneira de fazer política. Mas será que é possível?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anunciantes: