Páginas

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Quando surgiu a política? E qual a sua finalidade?


A política surgiu na Grécia clássica e foram Vários os fatores que deram origem à ela. O surgimento das pólis (cidades-estado) foi o elemento norteador para que a política fosse criando suas bases no mundo grego, e assim, nas cidades, nascesse a grande preocupação em como administrar bem a pólis.

Atenas e Esparta foram exemplos de cidades-estados que tinham administração política divergentes: Esparta dava ênfase à força física, formando bons soldados; Atenas, onde nasceu a democracia, o enfoque é uma administração que busque contemplar outras dimensões do individuo, como a arte, a música, a literatura dentre outros aspectos.

Platão, vendo que a política ideal está defeituosa, afirmou que quem estava bem preparado para Governar as cidades seriam os filósofos e os reis, visto que ambos usavam a alma racional. Importante dizer que Platão via no homem três almas: A alma racional, típica dos filósofos e reis (localizada na cabeça); a alma torácica, predominante nos Guerreiros e alma visceral, presente nos escravos.

Aristóteles, através de suas obras "Política" e "Ética a Nicômaco" esboçou um novo tipo de política, principalmente por suas ideias de participação popular e por defender que toda boa política deve visar sempre ao bem comum. Há de se dizer, também, que Aristóteles questionou as formas de Governo da época, mostrando de maneira contundente suas falhas.

Enfim, a política na Grécia antiga nasceu pela necessidade de administrar as cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anunciantes: