Páginas

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

É necessário falar de política para a juventude

Seja você professor ou catequista, tente fazer a experiência de falar de política com alguns adolescentes, e você verá quão difícil é tratar deste tema junto a juventude. Como já disse antes, é um tema bastante prostituído na nossa sociedade, e a juventude também vê a política com um certo desprezo. 

A maioria dos adolescentes não se interessa pela política, e alguns deles não sabem sequer quem é o prefeito de sua cidade. A política se sustenta no cumprimento de papéis específicos de cada poder, no entanto, a grande maioria dos alunos não sabe qual é o papel desempenhado por cada um dos três poderes e a importância da política e do voto. 

O que ninguém percebe (ou finge não perceber), é que estimular esta atitude entre os jovens traz mais malefícios a sociedade do que propriamente benefícios.

A escola moderna precisa mudar esta postura assumir papéis que conduzam os alunos a desenvolverem o senso crítico, estimulando-os a questionarem os fatos para tomar suas próprias decisões. 

A política sempre foi condutora do destino da população, desse modo podemos dizer que ela não é só o momento da eleição, mas todos os dias da nossa vida, pois devemos dialogar a respeito dos assuntos e acompanhar o desempenho dos governantes eleitos para que possamos contribuir para mudar o sistema. 

A ausência de debate político na família, na escola e até nas igrejas, leva o jovem a descrença num futuro através de seus representantes, não percebendo que o futuro de cada um depende dela. Nesse sentido, estes ambientes citados devem ter por objetivo estimular a participação do jovem na política e ajuda-lo a qualificar o seu voto, abrindo portanto, um caminho para o voto consciente e dando o primeiro passo para uma política e um país melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anunciantes: