Páginas

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Democracia: Você sabe o que é isto?


"Meu ideal político é a democracia, para que todo homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado." (Albert Einstein)

Vivemos em um país que se diz democrático e muitos brasileiros se orgulham disso, apesar de não saberem o que isso significa.

Democracia ("demo+kratos") é um regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos — forma mais usual. Uma democracia pode existir num sistema presidencialista ou parlamentarista, republicano ou monárquico.

As Democracias podem ser divididas em diferentes tipos, baseado em um número de distinções. A distinção mais importante acontece entre democracia direta (algumas vezes chamada "democracia pura"), quando o povo expressa a sua vontade por voto direto em cada assunto particular, e a democracia representativa (algumas vezes chamada "democracia indireta"), quando o povo expressa sua vontade por meio da eleição de representantes que tomam decisões em nome daqueles que os elegeram.

A história da democracia inicia-se na Atenas clássica onde todos os cidadãos livres possuem o direito de participar dos processos políticos e de debater ou decidir políticas igualmente. O termo democracia é de origem grega (δημοκρατία, dēmokratía) e quer dizer "poder do povo". Na Grécia antiga, o termo foi muitas vezes empregado de forma depreciativa, uma vez que a maior parte dos intelectuais gregos, entre eles Platão e Aristóteles, era contrária a um governo de iniciativa popular.

Penso que seja importante formular estes conceitos aqui no blog para que o leitor possa entender a importância da sua participação ativa no processo político do país. Infelizmente vemos muitos cidadãos agindo na ignorância elegendo representantes que não irão defender aquilo que ele acha importante para a sociedade em que vive.

Tomando como exemplo a questão do aborto, se um cidadão é a favor da descriminalização do mesmo, ele não poderia colocar no poder alguém que fosse contra, e vice-versa. É importante pensar em quem vai te representar e, além disso, é essencial dentro do processo democrático do país, que haja uma forma do cidadão se comunicar com seu representante, para cobrar dele o posicionamento a respeito daquilo que ele anunciou em sua campanha política.

No próximo post continuaremos a falar disso: democracia. Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anunciantes: