Páginas

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

O que é política?

A palavra política tem vários significados. Um deles é o ato de governar, administrar e cuidar das instituições públicas, ou seja, do Estado. O povo paga impostos e esse dinheiro deve ser aplicado para o bem de todos, como, por exemplo, para a construção de escolas, creches, universidades, hospitais, estradas e casas; ou para contratar policiais para manter a segurança pública, professores para ensinar as crianças e os jovens, e médicos para cuidar da nossa saúde.

Falar de política, não é difícil. Mas difícil é dar uma resposta clara e objetiva, pois, a política é muito abrangente. Na maioria das vezes, acredita-se que tem muito haver com discussão entre as pessoas no intuito de buscar uma solução para “o problema”.

Apesar da importância deste assunto, são poucos os interessados, pois, a maioria da sociedade foge do tema política, achando que isso é dever somente de quem está no poder, mas não sabem, que são eles que acabam fortalecendo ainda mais a chance dos desonestos se corromper com facilidade e continuar enganando o povo.  Quem não participa da política, será só mais um tendo o trabalho de votar, além disso estará votando em vão.

O termo política é derivado do grego antigo e se refere a todos os procedimentos relativos à pólis, ou à cidade-estado. Assim, pode se referir tanto a Estado, quanto à sociedade, comunidade e definições que se referem à vida humana.

Segundo a autora Hannah Arendt, filósofa alemã (1906-1975), política "trata-se da convivência entre diferentes", pois a política "baseia-se na pluralidade dos homens", assim, se a pluralidade implica na coexistência de diferenças, a igualdade a ser alcançada através desse exercício de interesses, quase sempre conflitantes, é a liberdade e não a justiça, pois a liberdade distingue "o convívio dos homens na pólis de todas as outras formas de convívio humano bem conhecidas pelos gregos".

Segundo Nicolau Maquiavel, em O Príncipe, política é a arte de conquistar, manter e exercer o poder, o próprio governo.

Ainda existem algumas divergências sobre o tema, pois para alguns política é a ciência do poder e para outros é a ciência do Estado.

2 comentários:

  1. Boa tarde!
    Pesquei o link desse artigo no twitter, via @domvobiscum.
    Me interesso por política também, gostaria de um dia contribuir para o bem da sociedade através dela.

    Tenho alguns artigos publicados em meu blog, tratando de temas políticos, com assuntos variados e diferentes abordagens (crítica a algum ator especificamente, propostas de reflexão, etc).

    No período das eleições passadas concluí uma quadrilogia de artigos versando sobre a obrigatoriedade do voto (que eu defendo) chegando até dicas e orientações para católicos votarem melhor:
    http://oandarilho01.wordpress.com/2012/04/12/o-voto/

    Paz e Bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno!

      Obrigado pela visita. Nosso amigo Cadú tem me ajudado neste início. Em algumas conversas, percebi que ele encara a política de uma forma bastante semelhante a minha. Aqui vamos abordar temas importantes, na sua maioria temas mais conceituais.

      Espero realmente contar com a visita de pessoas realmente interessadas em política como você, para trocarmos ideias e debatermos sobre pontos de vista adversos.

      Volte sempre!

      Excluir

Anunciantes: